Tasusegada

é o nome da minha "filha mais nova", uma criança simpática, por vezes irrequieta, com morada em http://www.tasusegada.blogspot.com/

Nasceu por aborto espontâneo do vidartística, sinceramente pensei que me tinham apagado isto tudo mas, como nos computadores há sempre uma maneira de dar a volta ao texto, deu-se o milagre da ressurreição! Acontece que agora já não me apetece escrever mais aqui, são coisas que acontecem, a gente apega-se e depois não há maneira e pronto. É um desasossego esta criança, a outra também não obedece, enfim, terei que me resignar e vocês também...
Onde este blog acaba, começa o outro, pronto não se perdeu tudo, tenham calma, eu sei que a paciência é uma virtude em vias de extinção.
Ok, ok, já cá não está quem blogou!



quinta-feira, janeiro 10, 2008

A Arte de Responder a Reclamações

Atenta ao Livro Amarelo e outras formas de reclamar como sejam o Instituto do Consumidor e entidades que recebem reclamações específicas da sua área, reproduzo aqui os modelos de resposta que predominam:

Modelo "recebemos"
Cara Sra, recebemos a sua reclamação à qual daremos a maior atenção, blá, blá, blá

Modelo "mais elementos" ou "ganhar tempo"
Cara Sra, para podermos responder devidamente ao teor da sua reclamação, solicitamos o envio de blá, blá, blá

Modelo "faz de conta que não percebemos"
Cara Sra, o assunto da sua reclamação foi tratado e , caso seja objecto de blá, blá, blá, responderemos oportunamente

Modelo "resposta automática"
Cara Sra, este é um email de resposta automática dos nossos serviços. Em breve será contactada, blá, blá, blá

Modelo "ninguém lhe perguntou nada"
Cara Sra, estranhamos o motivo da sua reclamação, pelo que de momento não podemos dar resposta, blá, blá, blá

Modelo "responde o mesmo"
Cara Sra, face ao exposto informamos que a situação é.... (devolve os dados da pergunta), blá, blá, blá

Modelo "fw"
Cara Sra, dado o teor da sua reclamação não se inserir blá, blá, blá, a mesma irá ser encaminhada para o serviço respectivo, blá, blá

Modelo "legislação"
Cara Sra, de acordo com o Decreto-Lei 1234/06 de 30 de Fevereiro, a alínea xy) do artigo 898º, nº 357, o seu caso não se enquadra, blá, blá, blá

Modelo "empurra"
Cara Sra, dado a sua reclamação estar dependente de mais do que uma instituição, aguardamos a resposta dos serviços competentes para tratar a matéria blá, blá, blá

Modelo "novas oportunidades"
Cara Sra, face ao exposto comunicamos que a sua reclamação está a ser tratada com o nº 123, processo que poderá acompanhar nos nossos serviços, sitos na rua blá, blá, blá

Modelo "vai chatear outro" ou "daqui não levas mais nada"
Cara Sra, verificamos que a sua reclamação já foi objecto de tratamento nestes serviços. Sem outro assunto, blá, blá, blá

Modelo "põe-te a pau!"
Cara Sra, em virtude de blá, blá, blá, informamos que o incumprimento de blá, blá, é sancionado em xyz, de acordo com blá, blá, blá

Modelo "não aceitamos reclamações"
Cara Sra, conforme o estipulado na cláusula do contrato (as letrinhas pequeninas)/na alínea z) do nº4798 da Portaria 89/1976 não podemos processar qualquer reclamação, blá, blá, blá

Modelo "democrático"
Cara Sra, lamentamos mas face ao assunto que nos expõe, informamos que esta situação é comum a todos os blá, blá, blá. Como tal, não podemos considerar excepções, blá, blá



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